O ensino é um fator importante no corpo social, pois é a responsável por formar cidadãos, por isso tem que ser garantida para todos. Nesse viés, vale avaliar se como a PEC 206 (Desenvolva a sigla) é um retrocesso na educação. Ademais, deve-se analisar o acesso ao ensino como direito igual para todos e o papel da educação para sociedade. Assim, diante da problemática de um retrocesso, são necessárias medidas para repará-lo. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeira análise, a gratuidade do ensino possibilita a democratização do acesso à formação universitária para um número expressivo de indivíduos. Outrossim, a Constituição Federativa do Brasil de 1988 rege que é direito de todos no território brasileiro o alcance ao ensino e dever do Estado proporcioná-lo. Entretanto, a PEC 206 ao querer cobrar uma taxa dos estudantes vai contra à lei suprema do país (Esse argumento precisa ser mais explorado), além do mais, ao cobrar um valor ocorrerá o agravamento da desigualdade de tratamento entre universidade e alunos gerando uma injustiça.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a instrução pedagógica promove a função de instruir aos indivíduos uma formação que possa levar o estudante a melhorar o espaço em que ele vive. Nesse tocante, o educador brasileiro "Paulo Freire" afirma " se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Dessa forma, o ensino para todos gratuito assume um papel determinador para o desenvolvimento de uma população, pois a educação tem o poder de mudar o caminho de um corpo social, mas a PEC 206 vai na contramão do progresso a partir do ensino ao querer privatizar vagas. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do retrocesso da PEC 206, são necessárias medidas. Urge ao Ministério da Educação - na sua função de fomentar o ensino no território canarinho - promover projetos e programas nos institutos de ensino públicos, além de barrar a proposta de cobrar a mensalidade nas universidades, por meio de investimentos na área educacional, visto sua importância. Por conseguinte, essas ações gerarão pesquisas, que terão recursos suficientes, sobre assuntos relevantes para o meio acadêmico ocasionando um retorno para a sociedade e, consequentemente, garantirão direito à universidade pública gratuita e forma satisfatória e cumprirão sua função de formar cidadãos. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtiviidade ao longo do desenvolvimeto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |