A obra "O grito" , do artista expressionista Edward Munch , retrata a angústia, o medo e a desesperança no semblante de um personagem rodeado por uma atmosfera desolada. No contexto nacional, a pintura também pode simbolizar a conjuntura contemporânea, visto que a Pec 206 (Desenvolva a sigla) representa um retrocesso para a educação brasileira. Logo, a fim de atenuar os impasses relativos a esse tema , faz-se necessário analisar a inoperância estatal e a ausência de consciência da população brasileira como constituintes dessa problemática. (Muito bem. Apresentou a tese)
Diante desse cenário, é relevante destacar que a ineficácia governamental figura como um dos fatores que confirmam a existência desse impasse. Nesse sentido, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre as "instituições zumbis" , muitas instituições, como o Estado, estão perdendo sua função social. De maneira análoga à abordagem, nota-se que o pensamento do autor se faz presente na nação verde-amarela , haja vista que o governo não promove ações que poderiam , potencialmente , mitigar os males relativos às desigualdades sociais existentes no país. Isso ocorre porque não são visíveis investimentos no setor educacional , pelo contrário , foi cogitado um projeto de lei que pode aumentar as disparidades existentes entre os mais e menos favorecidos economicamente (Melhore a apresentação dessa discussão). Lê-se , pois , como nociva a perceção de que , em um país estado-membro da ONU (Desenvolva a sigla) que prevê em suas metas de sustentabilidade a plena igualdade , ainda haja esse lastimável panorama. (Delimite as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais , também é válido ressaltar que a falta de consciência da sociedade brasileira vai de encontro com os problemas relacionados à temática. Sob esse viés , segundo Arthur Lewis- economista britânico- a educação nunca foi uma despeza despesa, ela sempre foi investimento com retorno garantido. Nessa perspectiva , é notório que a fala do economista não é levada em consideração na realidade atual , uma vez que a população defensora da aprovação do projeto de lei que prevê o pagamento da mensalidade em faculdades age inconscientemente . Nessa linha de raciocínio, é inegável o fato de que os cidadãos pagam diariamente altos impostos, isso justifica que a Pec 206 não deve entrar em rigor vigor, de modo que sua aprovação geraria grandes desigualdades , as quais , lamentavelmente , vêm crescendo cada vez mais. Desse modo , é inaceitável que o corpo social , que deveria lutar pelos seus direitos , aja passivamente diante desse nefasto paradigma. (Delimite as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o governo federal , responsável pela garantia do bem- estar de todo o território nacional , seja efetivo no combate ao retrocesso da educação , por meio do veto da Pec 206 , a fim de reduzir as desigualdades existentes no Brasil. Além disso , as escolas devem orientar os alunos acerca da importância da gratuidade da mensalidade nas faculdades como forma de promover igualdade. Assim , os sofrimentos emocionais retratados pelo pintor Munch pertencerão apenas ao plano artístico. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |