Obstáculos para o progresso educacional mediante a Pec 203 - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 03/06/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A obra "O grito" , do artista expressionista Edward Munch , retrata a angústia, o medo e a desesperança no semblante de um personagem rodeado por uma atmosfera desolada. No contexto nacional, a pintura também pode simbolizar a conjuntura contemporânea, visto que a Pec 206 (Desenvolva a sigla) representa um retrocesso para a educação brasileira. Logo, a fim de atenuar os impasses relativos a esse tema , faz-se necessário analisar a inoperância estatal e a ausência de consciência da população brasileira como constituintes dessa problemática. (Muito bem. Apresentou a tese) 

Diante desse cenário, é relevante destacar que a ineficácia governamental figura como um dos fatores que confirmam a existência desse impasse. Nesse sentido, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre as "instituições zumbis" , muitas instituições, como o Estado, estão perdendo sua função social. De maneira análoga à abordagem, nota-se que o pensamento do autor se faz presente na nação verde-amarela , haja vista que o governo não promove ações que poderiam , potencialmente , mitigar os males relativos às desigualdades sociais existentes no país. Isso ocorre porque não são visíveis investimentos no setor educacional , pelo contrário , foi cogitado um projeto de lei que pode aumentar as disparidades existentes entre os mais e menos favorecidos economicamente (Melhore a apresentação dessa discussão). Lê-se , pois , como nociva a perceção de que , em um país estado-membro da ONU (Desenvolva a sigla) que prevê em suas metas de sustentabilidade a plena igualdade , ainda haja esse lastimável panorama. (Delimite as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais , também é válido ressaltar que a falta de consciência da sociedade brasileira vai de encontro com os problemas relacionados à temática. Sob esse viés , segundo Arthur Lewis- economista britânico- a educação nunca foi uma despeza  despesa, ela sempre foi investimento com retorno garantido. Nessa perspectiva , é notório que a fala do economista não é levada em consideração na realidade atual , uma vez que a população defensora da aprovação do projeto de lei que prevê o pagamento da mensalidade em faculdades age inconscientemente . Nessa linha de raciocínio, é inegável o fato de que os cidadãos pagam diariamente altos impostos, isso justifica que a Pec 206 não deve entrar em rigor  vigor, de modo que sua aprovação geraria grandes desigualdades , as quais , lamentavelmente , vêm crescendo cada vez mais. Desse modo , é inaceitável que o corpo social , que deveria lutar pelos seus direitos , aja passivamente diante desse nefasto paradigma. (Delimite as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o governo federal , responsável pela garantia do bem- estar de todo o território nacional , seja efetivo no combate ao retrocesso da educação , por meio do veto da Pec 206 , a fim de reduzir as desigualdades existentes no Brasil. Além disso , as escolas devem orientar os alunos acerca da importância da gratuidade da mensalidade nas faculdades como forma de promover igualdade. Assim , os sofrimentos emocionais retratados pelo pintor Munch pertencerão apenas ao plano artístico. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200