O A PEC 206 trás traz a proposta da cobrança de taxa mensal nas universidades públicas. A ideia seria discutida na câmara na última semana de maio e foi remarcada para abordagem ainda neste mês de junho. O caso trouxe bastante discussão dentro das escolas públicas que poderiam sair prejudicados em caso de aprovação, mas de acordo com o Deputado Federal Kim Takaguri a cobrança de mensalidade seria feita apenas aos "mais ricos", o mesmo diz que não acha cabível dar gratuidade a eles nas faculdades públicas. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)
Contudo, a ideia das faculdades públicas é dar direito a todos de ter uma formação no ensino superior e se deve ter alguma cobrança deve ser das empresas e do próprio governo para fornecer uma garantia aos estudantes de escola pública que terão esta oportunidade. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) As petições andam sendo muito utilizadas atualmente de forma virtual, atingindo pessoas de diversos locais,seria um bom meio para tratar desse assunto de forma democrática sem se resumir apenas ao congresso pois o estudo é direito de todos. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |