É de conhecimento geral que a educação é um importante pilar para o desenvolvimento do cidadão enquanto um colaborador para a sociedade. Desde o ensino básico até o ensino médio é visada a construção da ideia de um profissão a se seguir, no Brasil isso é oferecido tanto de forma privada como de forma isenta de taxas, que é o caso das universidades. A PEC 206 (Desenvolva a sigla) tem como objetivo sanar a gratuidade oferecida por tais instituições, o que vem acarretando discussões sobre possíveis consequências dessa medida. (Formule a tese)
Primordialmente, infere-se que no Brasil o corpo universitário constitui uma grande oportunidade para aqueles estudantes que não possuem condições financeiras para pagar mensalidades, muitas vezes altas, que as faculdades exigem. Sabe-se que o ENEM (Desenvolva a sigla) é o principal meio de ingressar no ensino superior por contar com programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para todos (PROUNI) ,os quais usam da nota obtida pelo aluno para mediar o curso requerido oferecendo bolsas de até 100% ,dito isso intuitivamente nota-se como politicas que se especializam em ampliar o acesso à educação são de extrema importância dentro de nossa sociedade como um todo, e como faz-se necessária a sua presença. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o serviço social brasileiro não se mostra devidamente capaz de apurar de forma convicta quem pode ou não arcar com o custo das taxas a serem cobradas. Atualmente o desligamento de programas sociais como o Bolsa Família é feito se a família em específico possuir um ente que tenha a carteira de trabalho assinada independendo de quantos membros esse grupo contém, de modo que se esquece o fato de um salário mínimo não suprir de forma eficiente o custo de vida que e de manutenção de um lar. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a PEC 206 seria implantada corretamente com a preparação de pesquisas mais cheias de informações sobre a situação dos indivíduos singularmente e em grupos, para que a cobrança referente seja feita de forma totalmente justa. Além disso uma meta de geração de mais postos de empregos para os jovens precederia uma maneira que os mesmos pudessem arcar com as mensalidades deferidas sem deixar o seu futuro profissional jogado ao léu. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |