A perspectiva de cobrança de mensalidades em universidades públicas brasileiras reacende a discussão entre independência financeira e retrocesso na educação. Entretanto, a Constituição federal do Brasil prevê, em seu artigo 6º, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, em face da PEC 206 (Desenvolva a sigla), tal prerrogativa não se reverbera com ênfase na prática, quando se propõe o recolhimento de mensalidade em universidades comunitárias. Isso dificulta, deste modo, para pobres o acesso às instituições de ensino superior e esconde a universalização desse direito social tão importante. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, deve-se ressaltar a possibilidade da falta de acesso ao ensino superior motivado pela tentativa de ampliar a desigualdade nessa modalidade de ensino e desresponsabilizar o Estado pela manutenção das universidades públicas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação pública. Nessa ótica, ainda que o projeto pretendido tente corrigir distorções do ensino superior para obtenção de mais recursos para melhorar as instituições (Melhore a apresentação dessa discussão), contraria as diretrizes sociais do Estado. Infelizmente, dessa forma, nega-se, principalmente, aos brasileiros mais pobres a oportunidade de entrar em uma universidade pública e abre caminho para a redução do financiamento oficial das instituições.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a falta da universalização do direito social à educação como impulsionador da privatização do ensino superior no Brasil. Diante dessa ausência, na ótica do advogado Jefferson Nascimento, coordenador de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil, a educação superior deve ser universalizada, independentemente de quem possa pagá-la ou não. Nesse entendimento, no país, a educação tem de estar alinhada ao que está garantida na Constituição, já que ela dispõe ser direito de todos e dever do Estado (Essa discussão precisa ser mais explorada). Logo, resta ser inadmissível que a PEC 206 impossibilite uma real oportunidade de ascensão social.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater a eventualidade de cobrança de mensalidade nas universidades públicas. Para isso, o governo federal - poder público incentivador e fortalecedor da educação – deve fomentar a criação de fundos patrimoniais privados para gerir doações de pessoas físicas e jurídicas. Isso deve ser feito por intermédio de captação de recursos para destinação ao ensino público para viabilizar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, com a finalidade de democratizar o acesso às universidades e garantir políticas de permanência. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde em que o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |