No Brasil, foi apresentada uma a PEC (Desenvolva a sigla) 206 (Vírgula) ou seja, uma Proposta de Emenda Constitucional, para aprovar a cobrança de mensalidades nas universidades públicas. Porém, aprovar tal proposta, (Sem vírgula) significa um retrocesso educacional que pode trazer graves consequências sociais. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente é preciso destacar que a Constituição brasileira garante a educação como direito de todos, sendo função do Estado garantir este direito. Em um país democrático, garantir este direito ao ensino superior, (Sem vírgula) é também um questão social, visto que é uma forma de equilibrar as desigualdades e oportunizar a todos, sem discriminação, o direito de ter um curso superior. (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais é preciso pontuar que são as Universidades Públicas que orientam importantes pesquisas, projetos científicos e tecnológicos que favorecem a sociedades em diversos níveis, especialmente na área da saúde. Neste sentido, propor uma cobrança nas mensalidades das Universidades Públicas, é excluir parte da população, é prejudicar o andamento de pesquisas importantes, é sucatear o ensino público, visto que somente com a verba das mensalidades não será possível manter o padrão de qualidade atual. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, aprovar a PEC 206, (Sem vírgula) é uma questão social. Portanto, é necessário que a população, em especial os estudantes, promovam ampla campanha midiática com o fito de pressionar o legislativo brasileiro para arquivar tal emenda. Somente assim, com a democratização do ensino em todos os níveis, será possível garantir sua qualidade e sua gratuidade, conforme descrito na Carta Magna brasileira. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |