Uma solução concreta? - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 25/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
Não foi encontrada, até então, uma maneira rápida e eficiente de conter o crescimento das favelas. Não se espera também que os muros sejam a receita milagrosa para este problema. Limites já foram impostos, de maneira menos autoritária, mas não foram respeitados. A maneira com que a nova tática vem sendo conduzida já deu muito que falar. Afinal, não dizem que muros são feitos para caírem?

Os muros que vão ser construídos nas favelas do Rio de Janeiro, como medida de impedir que as moradias avancem as barreiras já estabelecidas pela prefeitura, estão sendo encarados como forma de segregação social. Uma pesquisa feita pela Veja mostra que muitos ainda acreditam que estes rodearão toda a favela de modo a deixá-la isolada, quando um dos principais motivos, é conservar a mata existente.

Contudo, vemos que eles se fazem necessários. Temos as favelas como berço de marginalização, fator que não é vantajoso para cidade alguma. No caso especial do Rio de Janeiro, centro econômico, turístico e industrial, o crime afasta investidores, visitantes, e destroem a paisagem natural da cidade.

Uma opção alternativa já apresentada é o uso deste dinheiro na construção de conjuntos habitacionais. As criações de novas moradias nada mais são do que uma forma de mudar o problema de endereço, como já ocorreu na Vila Kennedy e na Cidade de Deus, que viraram áreas favelizadas com altas taxas de criminalidade.

Até então o programa começou bem: inibindo o crescimento das favelas. Mas será mesmo que os governantes serão capazes de administrá-lo bem até o fim? O ideal é dar os atributos necessários para que o povo aprenda a pescar. Levar infra-estrutura às favelas não só como forma de populismo, como há muito é feito, mas com a intenção de dar uma vida digna a esses cidadãos, como lhes é garantido por direito.

Ainda que não sejam a forma mais pacífica de conter o crescimento populacional, os muros podem se mostrar bastante úteis. Resta a nós esperar uma atitude, diferente das que estamos acostumados, vindas da administração do estado e da cidade do Rio de Janeiro. E que, se possível, se tornem motivos para serem copiadas pelo resto do país.

D. M.

Comentários do corretor


1: Evite começar seu texto de maneira brusca. Opte por fazer uma introdução que levante o tema proposto e deixe o leitor ciente das ideias que serão desenvolvidas ao longo do texto. No caso dessa dissertação, tente inverter de posição o primeiro e o segundo parágrafos.
2: Fique atento com a concordância nominal. Releia seu texto para identificar esses erros.
3: Os pronomes devem fazer referência a algo que já foi mencionado anteriormente. "deste dinheiro" e "esses cidadãos" devem se relacionar a uma verba ou pessoas que foram mencionadas antes.
4: Evite utilizar linguagem coloquial. A dissertação deve primar pela objetividade, que é alcançada pela formalidade. As expressões cotidianas devem ser deixadas de lado.
5: No início de frase procure utilizar a ênclise, ou seja, coloque o pronome oblíquo átono (me, te, nos, vos, etc) depois do verbo: Resta-nos...
6: Coloque uma conjunção adversativa (mas, porém, contudo, todavia) para melhor desenvolver sua ideia, de modo que ela não fique confusa.


Avaliação Geral: Você possui bons argumentos e demonstra com bastante clareza que entende sobre o assunto. Parabéns por utilizar e citar fontes em seu texto, pois ele fica enriquecido e muito mais preciso. Contudo, tome cuidado com a gramática, pois ela é quesito muito importante nas correções dos vestibulares e também faz com que seu texto seja entendido mais facilmente.
Você está no caminho certo e a prática constante do exercício da escrita vai te ajudar a melhorar muito para acabar com esses pequenos erros. Também fique atento para estrutura do seu texto e verique se o título proposto equivale às ideias contidas na redação. Para não cometer tal equívoco, sempre releia o que escreveu tentando encontrar suas falhas.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente