Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro? - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 25/05/2009

Status:

Corrigida
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O que há além do muro? Dinheiro?Barreira para impedir que bandidos, traficantes fujam da polícia ou proteção ao meio ambiente?

Estamos diante de uma obra de custos elevadíssimos em prol do meio ambiente. Será que funcionará? Bom seria se desse certo.Mas, o povo, a comunidade das favelas deveriam ser consultados, deveria haver um diálogo aberto conscientizando a comunidade sobre a importância de se preservar o meio ambiente e eles próprios fiscalizarem o seu local de moradia para que tudo se resolvesse da melhor maneira.

Um exemplo temos na cidade de Pirapora-Mg, moradora às margens do Rio São Francisco que fez da porta da rua onde era um verdadeiro lixão um grande jardim florido e que no início foi difícil conter os vândalos mas aos poucos os vizinhos foram se conscientizando e eles próprios começaram a fiscalizar o local.

A educação, o diálogo é tudo.Infelizmente o nossos políticos parecem não se importarem com tal fato.Se joga muito dinheiro fora neste país; dinheiro que poderiam estar investindo em mais moradias, educação e saúde desse povo sofrido. Se moram em favelas, não é porque querem mas por necessidade, por não terem onde morar.Deve-se preservar o meio ambiente?sim, lógico.Mas volta-se a pergunta que não quer calar:"o que há além do muro?"

Comentários do corretor


1: Um texto dissertativo deve conter parágrafos completos. Tente desenvolver as ideias contidas nas perguntas levantadas para melhor localizar o leitor dentro da problemática levantada. 

2: O certo seria: " mas o povo, a comunidade das favelas, deveria ser consultado" ou " mas o povo e a comunidade das favelas deveriam ser consultados". Cuidado com a concordância nominal.

3: Nomes de estados são escritos em letras maiúsculas.

4: Parágrafo bastante confuso. Evite se prender à maneira falada para escrever seu texto. Tente ser mais formal e utilizar a forma culta da língua portuguesa.

5: Procure desenvolver essa ideia, pois ela é a solução que você levantou para as perguntas colocadas no início do texto. Evite usar a expressão " é tudo", pois o leitor não sabe sobre o que você se refere, já que essa palavra é subjetiva e pode ter significado diferente para outras pessoas.

6: Cuidado com a colocação pronominal em início de frase. Prefira utilizar a ênclise, que é a colocação do pronome depois do verbo: Joga-se.

7: Preste atenção: nesse caso o investimento é para este povo sofrido e não deste povo sofrido. Contudo, em qualquer caso, é preciso que você exemplifique que povo é esse. O pronome só é usado para fazer referência a algo dito anteriormente.

8: Essa ideia também pode ser melhor desenvolvida. Evite terminar seu texto bruscamente, primando pelo desenvolvimento de uma boa conclusão que leve em consideração a retomada das ideias levantadas em toda a redação.

 

Avaliação Geral: Você mostra que tem domínio sobre o assunto e que leu a coletânea disponível para fazer a redação. Todavia, seu texto ainda apresenta sérios problema de coesão, já que você tem dificuldades para expressar suas ideias de maneira harmônica. Tenha o hábito de reler seu texto antes de entregá-lo para perceber os equívocos cometidos. Sem dúvida você é bem articulado e algumas melhoras na sua escrita já fariam muita diferença na correção de sua redação. Tente dispor seu raciocínio em sequência, formando parágrafos distintos, e evite emendar suas ideias, pois as frases ficam desconexas e muito parecidas com a forma oral. Lembre-se de que o texto escrito deve ser formal e objetivo, diferente da forma como falamos.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente