Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente - altf - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 26/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "WALL-E", a geração imensurável de lixo, adjunto à negligência da população terrestre, ocasionou não um perigo à biosfera, mas seu desaparecimento. Com a morte da flora e fauna do planeta, a vida tornou-se inviável, fazendo com que a humanidade partisse da Terra e passasse a viver em uma nave. Fora da ficção, o avanço da produção do lixo têxtil representa uma ameaça ao meio ambiente, de modo a tornar possível a realidade da obra citada, fazendo-se necessário, dessa forma, analisar suas consequências ambientais (Especifique-as), para que assim esse problema seja remediado.

Convém constatar, a princípio, que o descarte impróprio dos resíduos têxteis é responsável por gerar e agravar a poluição visual, atmosférica e hídrica. Segundo dados divulgados pelo Sebrae, o descarte de tecido representa, aproximadamente, 170 mil toneladas do lixo brasileiro. Esse descarte pode ser levado a aterros sanitários, onde será empilhado em montanhas de lixo e ficará exposto à atmosfera, ou ser queimado, ambos destinos liberam, a curto ou longo prazo, altas quantidades de CO2, o que intensifica a contenção do calor. Logo, as formas como as sobras de tecido são tratadas têm grande impacto sobre o meio ambiente. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido ressaltar que além de acentuar o efeito estufa, as implicações do lixo têxtil interfere nas relações dos ecossistemas aquáticos. De fato, a inter-relação entre os seres depende de um ambiente estável para o estabelecimento de seus nichos. Todavia, devido à constante ameaça que o meio ambiente sofre, o mesmo torna-se desequilibrado. Como consequência, os vegetais podem ser restringidos ou mesmo neutralizados de fazer a fotossíntese, o que implica na baixa produção de O2, e muitos animais são levados à morte, o que gera a baixa na biodiversidade local e o aumento das espécies ameaçadas de extinção (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, a vida e diversidade aquática está em constante risco.

(Boa estratégia coesiva) ​​​​​​​Portanto, tendo-se tendo em vista a instabilidade do cenário, é imprescindível que ações sejam tomadas. Assim sendo, cabe ao governo, por meio de uma análise crítica da situação, da mobilização de profissionais e de investimentos, reduzir a preponderância dos aterros sanitários e expandir a reciclagem dos resíduos da indústria de tecidos, auxiliando e oferecendo crédito às empresas que aderirem à prática e disponibilizando veículos urbanos especializados para o recolhimento do refugo, por exemplo, a fim de diminuir o descarte inadequado das sobras, restabelecer o vigor do meio ambiente e promover o desenvolvimento nacional. Com isso, o lixo têxtil não será mais uma ameaça ao meio ambiente, tal qual a poluição no filme "WALL-E". ​​​​​​​(Apresente o detalhamento) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200