[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 25/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Como dissertou o filósofo estoico romano Sêneca: “Para a ganância ,toda natureza é insuficiente.” Frase que se encaixa no cenário contemporâneo,em que o consumismo se faz bem presente. Milhares de fábricas atuam na produção de milhares de roupas anualmente,atividade que vem se tornando um problema ambiental devido ao lixo têxtil, o qual afeta de forma negativa não somente o meio ambiente, mas também a saúde humana. (Melhore a contextualziação do tema)

Estima-se que no ocidente, (Sem vírgula) compra-se 60% mais roupa do que 15 anos ,os países como Gana na África (Melhore a construção de sentido) têm que lidar com o lixo que vem de tal ato ,já que todas as semanas mais de 15 milhões de peças de vestimentas usadas chegam ao país, muitas vezes vindo de países da Europa ,dos Estados Unidos e da China. As peças são disputadas por vendedores e não fruindo um um bom proveito, (Sem vírgula)  a maior parte são descartadas é descartada em um lixão, ocasionando na aniquilação do meio ambiente. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) Em uma reportagem da BBC África,o repórter Thomas Naadi exibe a deplorável consequência que o lixo têxtil ocasiona em Gana (Essa discussão precisa ser mais explorada). Ressalta com clareza as montanhas de lixo que são formadas por retalhos e a forma com que as mesmas são puxadas pelas ondas do mar ,onde acabam asfixiando os peixes e a vida marinha ali. Além disso (Vírgula) uma grande parte das emissões de carbono do planeta provém da indústria da moda, cujas as consequências são altamente desvantajosas ao ecossistema,sobre tudo aos oceanos. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que os grandes comércios de vestuários se comprometam internacionalmente com de que forma seus restos de tecidos serão descartados, por meio de investimentos que torne tal atitude sustentável à natureza,visando uma vida saudável e beneficente ao mundo. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200