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Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 24/03/2022

Status:

Corrigida
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A série “Gossip Girl”, transmitida pela rede de televisão CW, relata o cotidiano de adolescentes pertencentes à alta sociedade de Nova York, (Justaposição) dentro dos vários temas tratados, é destacável como a moda impulsionava a produção e o consumo de vestimentas dentro da trama, tal como o seu descarte. Assim como retratado na história fictícia, pode-se perceber o crescimento do mercado têxtil no Brasil, no entanto, o problema é o descarte desses produtos no meio ambiente, uma vez que, assim como na série, é perceptível não somente o consumismo da população como também o inconsciente e acelerado despojo das peças. Nesse sentido, entende-se que o consumismo (Vírgula) bem como a ineficácia do Estado contribuem para o cenário atual, o qual deve ser compreendido e solucionado. (Muito bem Formulou a tese) 

Sob esse viés, cabe pontuar que a produção de grande volume do lixo têxtil é fruto do consumo em massa existente nos dias atuais. Para os pensadores da Escola de Frankfurt, a indústria cultural tem se preocupado em homogeneizar a cultura para que a preferência por bens e serviços siga um modelo, incentivando certo padrão de consumo. Nessa linha de raciocínio, o discurso de tais filósofos se corporifica no momento em que as grandes mídias, agentes da indústria cultural moderna, ditam padrões de consumo ao valorizarem uma cultura padrão, a qual visa a compra de itens de versões mais recentes e o rápido desapego de qualquer produto (Melhore a apresentação dessa ideia). No entanto, esse tipo de comportamento não é aceitável, pois não existe a reflexão do consumidor a respeito das consequências de seu consumo para o meio ambiente.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator é responsável pela alta poluição do ecossistema pelos resíduos têxteis: a falta de eficiência do Estado. A esse respeito, a Constituição federal traz, em seu artigo 225, a proteção do meio ambiente como um dever do Poder Público. Todavia, a realidade do país é diferente daquilo declarado no caput, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), cerca de 30% do lixo produzido no Brasil pode ser reciclado, mas somente 3% passam pelo processo e são transformados em novos produtos. Tal fato ocorre, pois (Vírgula) o Estado não fortalece políticas públicas de incentivo a reciclagem de artigos descartados, inclusivo  inclusive os têxteis, o que acaba contribuindo para um volume de lixo maior e falhando, em seu encargo, a respeito da proteção do meio ambiente. Nessa perspectiva, enquanto o Estado não cumprir com seus deveres, o lixo têxtil continuará a ser uma ameaça ao meio ambiente.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para uma caminhada rumo à solução do problema. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável pela proteção do meio ambiente, deve investir em programas de reciclagem em parceria com as secretarias estaduais e municipais do meio ambiente. Isso ocorrerá através de metas estabelecidas no Plano Plurianual, a saber: instrumento de planejamento e direcionamento de recursos para o desenvolvimento do país, os quais visarão a construção de mais pontos de coleta seletiva, a fim de que o descarte do lixo têxtil no ecossistema seja combatido e reduzido. Também é importante que o Ministério da Cultura promova a doação de bolsas, as quais incentivem a disseminação cultural das diversas singularidades do país através das mídias sociais. Dessa forma, o consumismo, fruto de uma cultura homogeneizada, e o descarte imprudente de lixo têxtil serão combatidos, e a proteção ao meio ambiente, (Sem vírgula) fortificada. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Boas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200