[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 21/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é o 7º país mais consumidor do mundo no quesito moda, com apenas 33% da sua população incluída nessa "sociedade de consumo" (Vírgula) segundo o relatório do Estate  State of the world 2004 ( estado do mundo 2004). Sendo assim (Vírgula) o Brasil também é considerado o maior produtor de resíduos, que muita vezes são descartados de formas indevidas. O descarte inadequado do lixo é considerado um grande problema sócioconomico socioeconômico (Vírgula) fundamentado principalmente no descaso do governo quanto a criação de programas que visem dar uma finalidade conveniente a esses resíduos e a preservação do meio ambiente, principalmente a falta de fiscalização sobre as empresas têxtis  têxteis buscando monitorar os produtos utilizados na produção e a forma como podem ser reaproveitadas. (Sem ponto final) depois do descarte. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

De acordo com o filósofo Adam Smith (Vírgula) "o consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção", (Ponto final) Pode-se observar que o que o filósofo disse se mostra uma grande verdade, visto que, (Sem vírgula) as empresas não procuram meios de descarte adequados aos seus produtos após o uso (Melhore a construção dessa ideia). A empresa têxtil é um grande exemplo disso, todos os anos o Brasil produz quase de 9 bilhões de roupas (Vírgula) de acordo com a Associação brasileira da indústria têxtil (Abit) (Vírgula) ou seja (Vírgula) a indústria da moda brasileira produz em um ano o que poderia vestir toda a população mundial. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais (Vírgula) cabe ressaltar que não apenas as empresas privadas têm as parcelas de culpa sobre a poluição ambiental, o governo também faz pouco caso de um problema que acarreta impactos na vida de todos (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). O Brasil não possui um local adequado para descarte de roupas, e muito menos um programa com o intuito de trazer uma nova utilidade ou reaproveitamento de tais materiais. Com a criação de leis ou até mesmo campanhas sobre o que fazer com as roupas depois do seu devido uso, o Brasil só teria a ganhar, já que com o estímulo aumentaria o emprego de recicladores e principalmente diminuiria de uma maneira significativa o valor gasto pelo governo brasileiro com a incineração de produtos que não se decompõem com o tempo. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma (Vírgula) em virtude dos fatos mencionados (Vírgula) observa-se que o país possui um grande déficit no quesito questões ambientais (Vírgula) mas que são de fácil resolução, iniciando com a criação de uma lei que proíba o descarte inadequado de produtos da empresa têxtil e que traga punições mais duras aos produtores que não forem transparentes quanto ao risco que o mau uso ou despejo inadequado que tais itens podem trazer à natureza. As empresas privadas devem se unir junto ao Ministério das Comunicações e ao Ibama ( Instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis) e criarem comerciais e campanhas com a finalidade de disseminar a informação e ensinar a população como fazer sua parte para preserva o bem mais precioso que existe, o Planeta Terra. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200