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Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 21/03/2022

Status:

Corrigida
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No programa "Profissão repórter" é retratado em um dos episódios a luta de pessoas que trabalham com o lixo. Nesse sentido (Vírgula) ao longo da trama a narrativa revela como elas sobrevivem e convivem com ele. Que fique clara a realidade apresentada no episódio e como essa convivência pode ser prejudicial em vários sentidos de uma pessoa. (Problemas na construção de sentido. Não contextualizou o tema. Formule a tese) 

Em primeiro lugar (Vírgula) é e importante destacar a ausência de medidas governamentais, (Sem vírgula) para combater o problema do lixo têxtil, (Justaposição) essa conjuntura (Vírgula) segundo John Locke, configura- se como uma violação no  do "contrato social" (Vírgula) já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos impermeáveis, como a desigualdade (Vírgula) o que e infelizmente e evidente no país. (Reestruture e explore a discussão com produtividade. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso (Vírgula) é e fundamental apontar a população como impulsionador do problema no Brasil. A maioria de toneladas (Melhore a construção dessa ideia) que passam pelo lixo são têxtil, sem falarmos do quanto polui nossa atmosfera e o ar que respiramos. Logo, e inadmissível que esse cenário continue pendurar. (Abordagem limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, e preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. E necessário que a população tome consciência e descarte corretamente o lixo, urge por meio de campanhas e noticiários que preveem o assunto (Problema na construção de sentido). Somente assim, o Estado vai desempenhar corretamente seu contrato social (Vírgula) tal como afirma John Locke​​​​​​​. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200