Lixo Têxtil: uma ameaça ao meio ambiente - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 07/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Revolução Industrial (Vírgula) ocorrida inicialmente na Inglaterra, durante o século XVIII, acarretou em grande inovação e aumento da produção como um todo. Paralelo a isso, a problemática do lixo têxtil foi agravada, haja vista que para que a produção fosse ampliada, (Sem vírgula) os meios naturais tiveram que ser destruídos. Posto isso, cabe análise em torno dessa questão, com foco no consumismo e nas questões socioculturais. (Melhore a contextualização do tema)

Diante desse cenário, pode-se apontar como um empecilho à consolidação de uma solução, (Sem vírgula) o consumo exacerbado dos meios naturais. Nesse sentido, o conceito de "sociedade de consumo" torna-se bastante útil, pois é um termo utilizado para designar a sociedade caracterizada pelo consumo massivo, uma causa latente na questão do lixo têxtil. Platão contribui para a discussão ao definir que o amor era o desejo por aquilo que não tem-se se tem. Diante dessa perspectiva, percebe-se uma analogia entre o amor platônico e o consumo, gerando então, (Sem vírgula) o consumismo, prejudicando o problema do lixo têxtil. (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a imundície de materiais têxteis encontra terra fértil na lenta mudança na mentalidade social. Conforme o sociólogo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, observa-se que a questão do lixo têxtil é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, possui a tendência de adotar esse comportamento também, o que torna sua resolução ainda mais complexa. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que o impasse do lixo têxtil deixe de ameaçar o meio ambiente, medidas precisam ser tomadas. Logo, é preciso que ONG's ONGs (Desenvolva a sigla) especializadas no assunto, em parceria com o governo federal, elaborem cartilhas sobre o lixo têxtil. Tais cartilhas devem ser disponibilizadas nas redes sociais e distribuídas nos grandes centros urbanos. O objetivo é abordar o impacto do consumismo à consolidação do imbróglio e sugerir métodos alternativos de consumo. Paralelamente, é preciso resolver as questões socioculturais. Assim, será possível usufruir do avanço ambiental de modo positivo no país. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200