lixo têxtil: Uma ameaça ao meio ambiente - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 04/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo, (Sem vírgula) a filósofa francesa Simone de Beauvoir ´´O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles.`` Essa afirmação, (Sem vírgula) pode ser facilmente aplicada ao descarte inadequado de resíduos têxtil no meio ambiente, já que, (Sem vírgula) o mais escandaloso disso é a sociedade se habituar a essa realidade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Vale ressaltar, (Sem vírgula) que (Vírgula) no Brasil, a produção têxtil teve início pouco depois da Primeira Revolução Industrial , que naquela época não trazia muitos danos ao meio ambiente. No entanto, a produção atualmente ganhou proporções maiores devido ao aumento populacional e a melhoria da mecanização nas indústrias desse setor. Contudo, os resíduos provenientes são descartados de forma á a trazer danos ambientais. (Reestruture e explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, os aterros e a incineração nos lixões não são suficientes para resolver essa situação, com isto, contribui ainda mais para a liberação de carbono, tendo não só poluição nos solos, como também na atmosfera, podendo trazer danos à saúde (Vírgula) como problemas respiratórios. (Evite parágrafo frasal. Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, as mídias sociais e rede de telecomunicação (Vírgula) em parceria com os governadores de cada estado (Vírgula) devem alertar a população sobre a importância da reciclagem, bem como a conscientização sobre os danos que o mal descarte de resíduos pode trazer, e a aderir campanhas de doações de roupas para pessoas mais necessitadas. Também (Vírgula) o governo e os órgãos de vigilância sanitária deve propor parceria com as indústrias têxtil afim  a fim de reaproveitar restos de tecidos para confeccionar agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua e extrema pobreza, e assim diminuindo a quantidade de resíduos têxtil descartados nos lixões e (Vírgula) contribuindo para a proteção do meio ambiente. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200