Um grande problema no descarte de vestuário - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 02/03/2022

Status:

Corrigida
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Na reportagem apresentada pelo fantástico podemos perceber o tamanho desastre ambiental para o solo e oceano (Melhore a construção dessa ideia), gerado pelo descarte indevido de retalhos. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)

O maior pólo brasileiro de produção é o Brás, cujo tem o maior descarte de tecidos, descartando cerca de 45 toneladas diárias. Com a chegada de lojas de importados foi acontecendo o famoso "fast-fashion" (um setor com roupas baratas e de má qualidade que acabam por algum motivo indo parar no lixo) gerando essa dimensão de acúmulo. (Abordagem limitada) 

(Melhore a estratégia coesiva) A melhor solução é propor ao setor têxtil métodos e hábitos mais sustentáveis. O ideal é que se melhore a reciclagem através da transformação do design, coleta e processamento da indumentária, fazendo também uso prático dos mais diversos recursos renováveis. (Apresentou um esboço de proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     480


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200