Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil - Banco de redações


Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

Enviada em: 26/02/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "um olhar do paraíso", a adolescente Susie Salmon é violentada e assediada por seu vizinho. Assim, é de fundamental importância falar sobre o abuso sexual em relação a crianças e adolescentes, que desde a Antiguidade está ocorrendo com bastante frequência, crianças e jovens são estuprados, não apenas pela falta de orientação e educação sexual, como também por questões de proteção ás  a elas. (Melhore a contextualização do tema) 

Devido à falta de educação e orientação sexual a crianças, muitas delas estão sendo estupradas por adultos que possuem a intenção de satisfazer seus desejos sexuais. No Brasil, uma criança ou adolescente é vítima de abuso sexual a cada 10 minutos (disque 100). A maioria dos casos acontecem dentro de casa, e o agressor é alguém conhecido ou algum familiar, dessa maneira, mostra-se a necessidade da orientação sexual, e seja explicada para crianças, pois com uma determinada noção a respeito saberá como identificar e distinguir o que é um abuso sexual e poder evitá-lo. (Explore a discussão com produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Nessa mesma respectiva, crianças e jovens são violentadas brutalmente pela falta de proteção as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade), quando não se tem proteção, não se pode evitar. Inocentes adquirem traumas por toda vida, como por exemplo, depressão, ansiedade, transtorno psicológico, além de lesões físicas. Dados (Especifique-os) mostram que a violência contra crianças e adolescentes atingiu o número de 50.098 denúncias no primeiro semestre de 2021 (disque 100). (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Logo, para que as mesmas, na  as qual  quais foram citadas anteriormente (Vírgula) não sejam abusadas e violentas sexualmente, é necessário que o governo invista na educação e meios de prevenção à violência contra elas, criando programas, além disso punições mais severas para aqueles que agirem com essa prática, sendo assim, crianças não sofram  sofrerão e não tenham  terão sua infância e adolescência prejudicada por tal prática. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200