[Sem título] - Banco de redações


Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

Enviada em: 25/02/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filme ``A cor púrpura´´ retrata a história de uma garota que sofreu violência sexual. De maneira similar (Vírgula) hordienamente isso vem acontecendo na sociedade. Essa situação ocorre por dois motivos: o silenciamento das vítimas e a negligência do Estado acerca do tema. (Melhore a contextualização do tema) 

Nesse contexto, de acordo com o pedagogo Paulo Freire,na cultura do silêncio as massas são mudas.Isso pode ser observado que quando se calam, a violência sexual não é vista nem discutida (Vírgula) permanecendo desse modo ainda mais difícil de ser combatida. Um exemplo disso são inúmeras vítimas que suportam esse tipo de situação por medo de repreensão da sociedade e o não apoio familiar. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais,vale ressaltar que apesar da existência da legislação e dos órgãos protetores, a negligência do Estado em relação à punição dos agressores soma-se no engajamento desse imbróglio.Observa-se que muitos casos chegam ao limite da barbárie, como o caso da Araceli que deu origem ao dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, onde os suspeitos foram absorvidos e o crime arquivado. (Reestruture a discussão apresentada) 

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Afim  A fim de promover medidas exequíveis para solucionar tais problemáticas, o governo deve por meio de escolas contratar psicólogos e assistentes sociais com a finalidade de promover mais informação sobre o assunto e que as vítimas sintam-se encorajadas a denunciar. Além disso, o Estado também deve punir de forma mais rígida,os casos notificados, afim  a fim de diminui-los. Assim os preceitos de A cor púrpura serão de fato retificados no país. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Faltou planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200