A persistência do abuso sexual infantil na sociedade - Banco de redações


Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

Enviada em: 24/02/2022

Status:

Corrigida
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Uma vez que a sociedade reconhece que abuso sexual infantil é um problema, por quê ainda é possível observar tantos casos crescendo? Crianças não têm o discernimento do que é um abuso e não conseguem negar o ato, além de que são mais vulneráveis fisicamente de que seus agressores. No livro "Lolita", a pedofilia é retratada, sendo possível observar como é uma relação desprezível. (Reestruture a discussão inicial e formule a tese) 

Primeiramente, na maioria dos casos de abuso sexual infantil, há uma ligação parental entre o abusador e a vítima. Durante a pandemia, com o isolamento social, as denúncias aumentaram, pois se tornou ainda mais fácil violentar a criança estando 24 horas em casa (Apresente o dado dessa informação). A situação persiste em razão da inocência infantil e da facilidade de estuprar, por exemplo, uma sobrinha, do que uma mulher adulta desconhecida. (Abordagem superficial) 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, há na sociedade uma glamourização de que garotas amadurecem mais cedo do que garotos, fazendo com que adolescentes se envolvam com homens, pensando que com elas não haverá problemas, que são maduras o suficiente para esses homens e que por eles serão de fato amadas (Reestruture essa discussão). A obra " Minha Sombria Vanessa" trás  traz essa temática de maneira significativa.

(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, medidas são necessárias para a resolução da problemática. O governo, juntamente com o Ministério da Educação, através das escolas, pode trazer aulas desde o primário, que expliquem sobre as partes do corpo que não podem ser tocadas, e sempre trazendo noção de que nenhum adulto deve se envolver com menores, além de campanhas sobre a pedofilia nos meios domésticos. Nesse sentido, a educação pode permitir que as vítimas sejam capazes de compreender em que situação estão. Uma ação iniciada agora, (Sem vírgula) pode levar a uma diminuição desta violência. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Evite uma abordagem limitada. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200