Abuso sexual é crime - Banco de redações


Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

Enviada em: 22/02/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O abuso sexual infantil tem ganho  ganhado bastante notoriedade, entretanto, há uma impressão de que muitas pessoas negligenciam o assunto. Quando suspeitarmos que uma criança esteja sendo abusado por algum indivíduo, é um exemplo de que estamos ignorando a seriedade desse tema. Talvez isso ocorra pelo fato de que muitas pessoas têm a impressão que só o abuso sexual é crime, porém, aliciar crianças e adolescentes também é crime. (Reestruture a discussão inicial e formule a tese) 

Outro ponto a ser considerado é que a maioria desses casos é cometida por pessoas próximas à vítima. Dados do disque 100 mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes. Com esses dados podemos provar ser necessário falar sobre educação contra a exploração sexual. (Abordagem limitada) 

(Melhore a estratégia coesiva) Ainda convém mencionar que existem diversas categorias de exploração sexual. Abuso sexual é toda forma de relação ou jogo sexual entre um adulto e uma criança, ou adolescente, visando satisfação desse adulto e/ou de outros adultos. Portanto, podemos concluir que assédio sexual, abuso sexual verbal, exibicionismo, além de outros também são formas de exploração sexual e são crimes. (Reelabore) 

(Boa estratégia coesiva) Considerando o que foi analisado, conclui-se que é um crime grave e medidas precisam ser tomadas. As escolas poderiam (Reveja o tempo verbal) abordar sobre abuso sexual, o governo poderia (Reveja o tempo verbal) fazer campanhas explicando detalhadamente sobre o tema e também deixar claro que o agressor vai ser responsabilizado. Para quem já foi vítima o governo deveria facilitar o acesso a profissionais de saúde como psicólogos e psiquiatras. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Faltou planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200