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Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

Enviada em: 21/02/2022

Status:

Corrigida
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A série “13 Reasons Why”, transmitida pela Netflix, narra a triste história de uma adolescente, Hannah Baker, a qual acaba tirando a sua própria vida após vivenciar dolorosos momentos em sua nova escola, o desfecho da história conta a principal razão para tal decisão: ser violentada sexualmente por um colega de classe mais velho. Fora da ficção, é fato que o enredo americano demonstra um problema que ocorre no Brasil: diariamente casos de abuso sexual de crianças e adolescentes - os quais geram consequências gravíssimas para a vítima - são reportados nos noticiários de televisão, a ocorrência desses crimes acaba por ser fortalecida e impedida de ser solucionada pela falta de percepção dos adultos bem como a ineficiência do Estado. (Muito bem. Formulou a tese) 

Cabe discursar, primeiramente, a razão para que a violência sexual de menores nos lares brasileiros seja uma realidade. Isso acontece, em grande parte dos casos, devido à baixa perspicácia dos eventos por parte do grupo adulto, que não capta as mudanças comportamentais do menor, por conta da ignorância sobre o assunto (Melhore a apresentação dessa ideia). Logo, o agressor toma vantagem para praticar o crime, trazendo problemas físicos e psicológicos para a vítima. Partindo desse pressuposto, esse cenário ratifica a afirmação de Immanuel Kant, ao dizer que os impasses sociais estão ligados ao pouco conhecimento, fruto de uma educação deficitária, já que os adultos não conseguem perceber o grito de socorro de muitas crianças ao seu redor por tal motivo. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante trazer à tona aquilo que impede o problema de ser resolvido. Tal situação está relacionada à falta de eficiência do Estado no que tange ao cuidado e segurança oferecidos às vítimas. Nesse âmbito, a Administração Pública peca em não fornecer um programa de amparo eficaz aos menores, o qual forneça segurança e bem-estar a eles, na falta disso ocorre de os casos de agressão não serem denunciados em razão do posterior desamparo (Melhore a apresentação dessa discussão). A esse respeito, a Constituição federal traz, em seu artigo 227, a proteção da criança e do adolescente como um dever do Estado, todavia não há elaboração de políticas públicas para a proteção, amparo e libertação das vítimas dos problemas que estão sujeitas (Cuidado ao generalizar) - nesta circunstância, o abuso sexual.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para uma caminhada rumo à solução do problema. Para tanto, o Ministério dos Direitos Humanos, órgão detentor da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública devem promover a segurança, garantida na Carta Magna de 1988, aos menores por meio da criação de projetos que visem fornecer atendimento médico às vítimas e, caso necessário, um novo lar, a fim de que qualquer consequência do ocorrido venha ser tratada, e que os menores usufruam de uma vida de qualidade. Tal ação pode, ainda, contar com a parceria do Ministério da Educação para promover palestras em escolas para ensinar aos pais e responsáveis a respeito do tema, e ajudá-los na percepção da agressão. Dessa forma, o combate contra o abuso sexual infantil será fortalecido, evitando com que tantas crianças tenham de lidar com terríveis consequências provindas de tal crime. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200