Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil - Banco de redações


Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

Enviada em: 20/02/2022

Status:

Corrigida
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Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se que esse quesito (Qual?) vem aumentando cada vez mais nesses últimos anos e foram registrados pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. (Não contextualizou o tema. Reestruture e formule a tese. Evite um parágrafo frasal) 

Muitas crianças são vítimas (Vírgula) na maioria das vezes (Vírgula) em sua própria residência (Elas são vítimas de quê?) ou até mesmo em lugares públicos a que as tornam vulneráveis a esse ponto (Reestruture). Isso pode causar um trauma psicológico muito grande (Vírgula) principalmente aos adolescentes que têm total consciência disso e podem causar um problema maior como a depressão, ansiedade e entre vários outros fatores. (Reestruture) 

(Melhore a estratégia coesiva) Pode-se observar que isso se começa em contato físico exagerado que pode causar desconforto até levar ao  a um toque, que por mais que uma criança veja tudo aquilo ainda por fim não sinta maldade nesse tal ato. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture a discussão apresentada) 

(Melhore a estratégia coesiva) Por isso é de extrema importância o governo levantar em pauta esse assunto para que os pais fiquem atentos e expliquem para os filhos ou até mesmo em escolas para aprender a como agir em tal situação e como pedir ajuda em casos de familiares. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Evite um parágrafo frasal) 

Comentários do corretor


Faltou um projeto de texto. A discussão do tema não está explícita. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     440


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200