Um trauma para a vida toda - Banco de redações


Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

Enviada em: 20/02/2022

Status:

Corrigida
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Com frequência vemos em nossa sociedade um comportamento inaceitável de adultos em relação a menores de idade, envolvendo atividades imorais e condutas criminosas, consideradas por lei crime. (Contextualize o tema e formule a tese. Evite um parágrafo frasal)

A produção de pornografia infantil, abuso sexual e qualquer relato de envolvimento sem consentimento pode causar danos psicológicos, físicos e traumas duradouros. Muita das vezes, a criança não consegue identificar o acontecimento e fica com medo de se abrir com alguém (já que geralmente o abusador é uma pessoa próxima ou da família). (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) É de extrema importância orientar as vítimas a se manifestarem e procurar ajuda, contribuir para que profissionais (como, por exemplo, professores) faça palestras conscientizando que a culpa nunca é da vítima e ajudando a identificar possíveis agressões, toque em parte íntima e casos em geral que contribui com ato de maldade. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture) 

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) A escola tem esse direito de educar os mais jovens, trazendo ensinamentos para vida não só escolar, mas pessoal também. Os responsáveis têm o dever de proteger, acolher e não deixar o filho ir á à casa de pessoas que não conhecem, muito menos sozinho com um adulto, esse assunto não é recente, acontece com frequência e infelizmente não tem a visibilidade correta, a justiça precisa ser acionada em ocorrência de intimidação. (Explore a discussão com produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) É preocupante o número de casos é mais chocante ainda (Melhore a construção de sentido), pois cresce a quantidade diariamente, (Sem vírgula) de inocentes que estão tendo suas vidas viradas de ponta cabeça por uma pessoa sem caráter. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Não houve planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     440


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200