Sujeitos de Direitos - Banco de redações


Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

Enviada em: 17/02/2022

Status:

Corrigida
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É notório que todos os dias crianças e adolescentes são vítimas de crimes sexuais e têm seus direitos violados, de inúmeras formas, no Brasil. A exploração sexual de crianças e adolescentes fere o princípio da dignidade humana estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos e impede o desenvolvimento integral da cidadania. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Nesse contexto, os órgãos de segurança pública são essenciais, já que possuem como prerrogativa máxima proteger os direitos individuais e coletivos dos cidadãos (Essa ideia precisa ser mais explorada). Nessa perspectiva, os policiais devem investigar e participar ativamente do enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, acolhendo as vítimas e encaminhando-as aos serviços de proteção. (Explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto importante é observar que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. Nessa concepção, esse grupo da sociedade deve ter proteção integral e prioridade nas políticas públicas. Dessa forma, a infância e a juventude são priorizadas em sociedades que querem construir um futuro melhor para todos. (Explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto, fica notório que o Estado e a sociedade devem atuar de forma conjunta no combate à exploração sexual de crianças e de adolescentes. No que se refere ao Estado, os órgãos de segurança pública devem agir com rigor e promover campanhas educativas. Já a sociedade civil deve atuar, também, em campanhas educativas, bem como denunciar os casos ao Conselho Tutelar. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200