Uma das lendas mais populares do folclore brasileiro é a lenda do boto-cor-de-rosa,amplamente conhecida no norte (Vírgula) onde se tem a expressão ''filho do boto'' quando não se sabe o pai de uma criança (Melhore a construção de sentido) muitas vezes gerada de um abuso sexual contra uma menor de idade. (Contextualize o tema e formule a tese. Evite um parágrafo frasal)
Com a pandemia houve um aumento de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescente por causa do fechamento das escolas e serviços,o aumento da exposição das crianças com à internet (Vírgula) fazendo as ter contato com pessoas mal-intencionadas.Assim aumentando a pornografia infantil. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Muitas das vítimas deste crime ficam com traumas pelo resto de suas vidas,não conseguindo ter uma infância e adolescência saudável (Vírgula) e quando mais velhas não conseguindo ter relacionamentos amorosos saudáveis e muitos problemas psicológicos. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Uma forma de reduzir este problema seria o ministério da educação em parceria com a polícia militar criarem campanhas nas escolas e falar abertamente sobre o assunto encorajando alunos que sofram esses abusos possam denunciar com familiares de confiança ou funcionários da escola que confiam. (Evite um parágrafo frasal. Proposta de intervenção incompleta)
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |