[Sem título] - Banco de redações


Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

Enviada em: 13/02/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em outubro de 1988, a sociedade brasileira conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo assegura os direitos à segurança e a proteção à infância. Entretanto, embora previstos na Carta Magna brasileira, na prática substancial parcela das crianças e adolescentes sofrem com abusos sexuais vindo daqueles que deveriam protegê-los. Com efeito, cabe analisar as consequências deste problema que incluem problemas no desenvolvimento e traumas psicológicos na vida adulta. (Muito bem. Formulou a tese)

A princípio, o abuso sexual antes da vida adulta acarreta em problemas no desenvolvimento cognitivo. Um dos indicativos de abuso é a mudança no comportamento que pode incluir tendência ao isolamento, agressividade e queda do rendimento escolar, segundo cartilha divulgada no ano de 2021 pelo o veículo de informações Agência Brasil, com base no estudos de especialistas na área. Paralelamente, diversos estudos publicados em periódicos científicos evidenciam a relação entre abusos durante o período infantojuvenil e atrasos no desenvolvimento de regiões do cérebro (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, as mudanças comportamentais, como o isolamento, e atrasos no desenvolvimento físico (Vírgula) vão vai de encontro ao que consta na Lei Maior brasileira no que concerne a proteção à infância. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, os traumas vividos na infância não se restringem a esta, mas são carregados para a vida adulta. Segundo dados divulgados pela revista Veja, aproximadamente, 33% das crianças brasileira sofrem abuso sexual até os 18 anos, sendo a maioria dos abusos cometidos por parentes próximos. Por consequência, o medo, a insegurança, a presença constante do agressor— ou até mesmo a falta de educação sexual— impossibilitam a vítima de relatar o abuso, que muitas vezes só o fazem, tardiamente, na fase adulta, quando já deveriam ter sido submetidas a um acompanhamento especializado (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse sentido, a tendência ao isolamento, dificuldades com as relações interpessoais, incluindo relações amorosas e profissionais, apresentam um obstáculo para a plena dignidade humana.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, evidencia-se que o abuso sexual, em especial aos infantes, é nocivo ao seu pleno desenvolvimento e afeta, posteriormente, a vida adulta. Diante desse problema, é dever da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente— que está contida no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos— em conjunto com o MEC, por meio de iniciativas socioeducacionais— com a participação de psicólogos e pedagogos—, com intuito de instruir crianças, responsáveis e professores em identificar indícios de abuso e como proceder perante estes. Essa iniciativa teria como finalidade mitigar o alarmante número de casos de abuso infantil no Brasil e fazer jus ao artigo sexto da CF. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200