Abuso sexual no Brasil 0.1( neyane talita) - Banco de redações


Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

Enviada em: 11/02/2022

Status:

Corrigida
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Na obra "Utopia " (Vírgula) do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas.No entanto,no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário do que o autor prega,uma vez que a prática de abuso sexual em crianças e adolecentes no Brasil tem sido praticado de forma constante. Nesse contexto,percebe-se a configuração de um grave problema, em virtude da impunidade e da injustiça. (Muito bem. Formulou a tese) 

Em primeiro plano,é preciso atentar para a impunidade presente na questão.Nessa perspectiva,a máxima de Martin Luter King de que "a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em qualquer lugar" cabe perfeitamente. Desse modo, tem-se como consequência a generização da injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva que tange sobre o abuso sexual em crianças e adolecentes no Brasil. Assim, traz a pauta esse tema debatê-lo amplamente aumentando a chance de atuar nessa problemática. (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o abuso sexual de crianças e adolecentes no país evidencia para o individualismo.Na obra "Modernidade líquida", Zygmunt Bauman,defende que a pós- modernidade é fortemente influenciado pelo o individualismo. (Truncamento) E em virtude disso há como consequência a falta de empatia, pois para se colocar no lugar do outro, (Sem vírgula) é preciso deixar de olhar apenas para si (Reestruture). Essa liquidez influi sobre a questão do tema e funciona como um forte empecilio  empecilho na sua resolução. (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário.Para isso ocorrer ,o Ministerio da Educação (Vírgula) em parceria do  com o Ministerio público, deve desenvolver palestras nas escolas, para alunos do ensino médio, por meio de entrevistas com vítimas do problema, bem como especialista sobre o assunto.Tais palestras devem ser videoconferenciadas nas redes sociais dos Ministérios, com o objetivo de trazer lucidez sobre o tema e atingir um publico maior. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe de forma mais otimistas para as diferenças, pois como constatou Hannah Arendt: "A pluridade é a lei a terra". (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200