Uma sociedade cega - Banco de redações


Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

Enviada em: 05/02/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na novela televisiva, (Sem vírgula) "O outro lado do paraíso", Laura é uma personagem que quando criança foi vítima de abuso sexual pelo padrasto e sofre com as consequências na sua vida adulta. Fora do contexto ficcional, temos no Brasil vários casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, caracterizando um problema que deixa muitas sequelas. Dessa maneira, é urgente mitigar o papel do corpo social nessa questão e as consequências para as vítimas. (Muito bem. Formulou a tese) 

Antes de tudo, é necessário verificar a postura do corpo social nessa questão. O escritor José Carmago, em sua obra " Ensaio sobre a cegueira", descreve uma sociedade que, paulatinamente, se torna cega. Metáfora à parte, essa obra se assemelha ao contexto hodierno, já que uma parte da população prefere fingir a inexistência de casos de abuso sexual do que denunciar, assim aumentando essa violência e o sofrimento das vítimas. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Somando a isso, é importante analisar as consequências para as vítimas de abuso (Essa discussão precisa ser mais explorada). De acordo com o Disque 100, em 2019, foram 86,8 mil registos de violações dos direitos de crianças ou adolescentes. Esses 86,8 mil não é só um número, mas pessoas que terão de conviver com esse trauma pelo resto da vida. Portanto, o Estado deve fornecer a assistência às vítimas.

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é preciso a união entre a mídia e o corpo social para cessar essa mazela. Cabe à mídia, no seu papel de difusora de informações, incentivar as pessoas a denunciar os abusadores, por meio de propaganda, a fim de termos um futuro que a sociedade faça sua parte denunciando. (Truncamento) Assim contrariando a obra de José Carmago. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200