A criança e o trabalho - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 27/01/2022

Status:

Corrigida
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O trabalho infantil faz parte de uma realidade lamentável na sociedade brasileira, mão de obra que abrange aproximadamente 1,7 milhão de crianças e adolescentes no país. Combater o trabalho de pessoas menores de 16 anos é um grande desafio e urgente, pois, uma vez que a criança de hoje é o futuro da nação, comprometer o seu desenvolvimento emocional, cognitivo e intelectual, (Sem vírgula) trará consequências não só para sua vida pessoal, mas para o país em diversas áreas. (Melhore a apresentação da discussão)

Em séculos passados, era comum crianças serem tratadas como “humanos em miniatura” e isso evidenciado pela forma que as crianças se vestiam, os tipos de brinquedos retratados em quadros de obras de arte. Até a geração dos avós era comum famílias terem vários filhos para que pudessem trabalhar e contribuir para o sustento do lar. Foi, principalmente, a partir dos estudos de Jean Piaget, sobre o desenvolvimento cognitivo da primeira infância até a fase da adolescência que constatou-se se constatou que as crianças não são adultos em miniatura, mas são seres humanos em desenvolvimento e que necessitam de cuidado e estímulos para o desenvolvimento da inteligência e do aprendizado, para solidificar até a última fase de desenvolvimento o caráter do indivíduo (Melhore a apresentação dessa discussão). Os primeiros anos de vida são primordiais para o êxito na educação e desenvolvimento como cidadão e até fisiológico da criança e adolescente (Vírgula) e o trabalho não tem espaço neste cenário. Dessa forma é necessário combater o trabalho infantil com políticas públicas que incentivem as comunidades mais carentes a entenderem o papel fundamental da escola na vida de seus filhos para que eles possam alcançar uma perspectiva de vida diferente e melhor do que a atual. Além de palestras educacionais para toda a família da criança, também se faz necessário auxílios monetários do governo para famílias em condições de pobreza para que possam custear as despesas orçamentais sem retirar os seus filhos das escolas para submetê-los ao trabalho. Segundo Jean Piaget, “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram." (As discussões precisam ser desenvolvidas em parágrafos separados. Reestruture) 

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200