Trabalho infantil no Brasil - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 27/01/2022

Status:

Corrigida
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No século XVIII, época da Revolução Insdustrial, era uma visão comum crianças trabalharem, contudo, trabalho infantil nunca foi algo correto, pessoas de tão pouca idade não são aptas a trabalho para trabalhar, seja lá qual for, pois isso pode trazer consequências terríveis em suas vidas. E ainda hoje, segundo dados da Pnad Continua de 2019 , 1,758 milhão de crianças estão em dada situação. Tal circunstância é altamente prejudicial para um período onde deve ser aproveitado de forma correta para um crescimento saudável. (Formule a tese) 

Visto que estamos em um país onde a desigualdade social e pobreza são extremamente presentes em muitas familías, é óbvio que isso colabora com o fato de uma criança precisar trabalhar para ajudar com sustento da casa (Melhore a apresentação dessa discussão). Seguindo a linha de raciocínio do sociólogo francês Émile Durkheim, ``os fatos sociais podem ser normais ou patológicos`` (Melhore a coesão textual) observa-se que um sistema em crise, (Sem vírgula) rompe toda a harmonia social, por conseguinte afetando o bem-estar de uma pobre criança.

(Melhore a estratégia coesiva) Certamente, a conclusão que o fato de crianças trabalharem tem é acabar não vivenciando uma educação adequada, assim repetindo o ciclo de pobreza da familía (Explore essa discussão com mais produtividade). Ademais, elas ficam muito expostas a inúmeros perigos em um ambiente de trabalho a tornando vulnerável em diversos aspectos, como por exemplo: saúde, exposição à violência, assédio sexual, esforços físicos intensos, acidentes com máquinas e animais no meio rural, entre outros.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, consequentemente, além de modificar todo um cenário de mediocridade e negligência governamental de nosso país, visar denunciar lugares onde se torna mais presentes tais casos. Dessa forma, o governo brasileiro junto com o Estatuto da Criança e do Adolescente interfira diretamente com a situação das famílias onde isto ocorre, promovendo uma condição de vida melhor para que não seja necessário uma criança trabalhar e possa viver sua infância de forma saudável fazendo com que assim tenhamos adultos saudáveis e capacitados corretamente para o mercado de trabalho. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200