O trabalho infantil no Brasil já acontece a longo prazo , mas com o início da pandemia teve um agravamento ainda maior . A crise econômica mundial fez com que crianças e adolescentes entrassem no mercado de trabalho ainda mas cedo . (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Muitas crianças e adolescentes (Vírgula) por sua vez , deixaram de lado o estudo por conta da necessidade financeira que enfrentam . Quando não entram direito no mercado de trabalho, acabam trabalhando em casa nos serviços domésticos , tomando contas dos irmãos , entres outros . (Reestruture a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) O assunto trabalho infantil no Brasil é polêmico e discultido, mas todos sabendo que crianças e adolescentes devem estudar para contrução de um futuro melhor . (Truncamento) Deixando o trabalho para seus responsáveis legais . (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas por meio de um projeto de texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |