Lugar de criança é na escola. - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 27/01/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório a quantidade de crianças trabalhando pelo Brasil, o chamado: trabalho infantil. Isso deve ser freado, pois as maiores vítimas são elas (Melhore a construção dessa ideia). Nesse aspecto, é necessário uma análise dos fatores que corroboram com essa problemática. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com clareza) 

A questão do desenvolvimento social das famílias pobres estão entre as principais causas desse ''mercado''. Muitas indivíduos que perderam ou que não possuem emprego são obrigados a irem para ruas vender algo para ter o que pôr na mesa para seus filhos comerem e, muitas das vezes, seus próprios filhos seguem esse caminho. (Truncamento) Uma vez que, (Sem vírgula) muitos pais de família nem conseguem uma creche ou uma sala de aula para colocar seus filhos. (Melhore a apresentação da discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Há também uma certa cultura, ou melhor dizendo, um ditado popular de uma frase: ''melhor estar trabalhando do que matando'', muitos dizem isso, não só pela classe baixa, como também pela média e alta do país. Como se as crianças já fossem capaz de ver o impacto que isso lhes causará por falta de sala de aula; o seu desenvolvimento mental e social serão abalados futuramente (Essa discussão precisa ser mais explorada), sem contar que isso pode ser passada às próximas gerações por medo ou por falta de coragem de mudar a realidade em que elas viveram.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, ainda há muitos menores que são abandonados e, como sempre a rua é uma perdição, muitos são levados para a prostituição ou vão trabalhar como escravos em canaviais. (Argumentação limitada. Evite um parágrafo frasal)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, há muitos fatores que precisam ser revistos para mudar esse cenário. O país precisa de um governo que atue e queira realmente mudar essa realidade. Na TV brasileira só se vê campanhas como o ''Criança e Esperança''. Quantos já foram ao ar? Todo o dinheiro arrecadado não seria suficiente para tentar, se não mudar essa realidade que assola o Brasil? Muitas celebridades também ´´dizem'' que ajudam ou é só para aumentar sua popularidade? Precisamos, sem exceção, nos unir, colocar o país no eixo certo da educação, do trabalho digno a todos, porque só assim todos vão querer dizer que lugar de criança é na escola e isso certamente deixará de atormentar a sociedade brasileira quando ao invés de falar, colocar a mão na massa. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


A discussão precisa ser explorada com produtividade. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200