Roubo da Infância - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 27/01/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil em 2019 havia 38,3 milhões de pessoas entre 5 a 17 anos de idade, das quais 1,8 milhão estavam em situação de trabalho infantil. A maioria delas estavam nos piores trabalhos possíveis, infelizmente a cada ano esses números vêm aumentando. E a tendência é aumentar cada vez mais . (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

A quantidade de crianças que estão perdendo sua infância é muito grande, as maioria delas trabalham para ajudar em casa e acabam saindo da escola e muitas vezes acabam não voltando para poder pelo menos terminar o fundamental (Melhore a apresentação dessa discussão), e por não terminar a escola quando adulto não conseguem um bom trabalho. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada) 

(Melhore a estratégia coesiva) A Na maioria das vezes não conseguem um trabalho fixo tendo que se virar como pode (Reestruture essa ideia), e em alguns casos alguns entram pro para o mundo do crime ou em situação de rua, essa é a realidade de muitos não só no Brasil (Vírgula) mas mais em muitos países é o que acontece. (Abordagem limitada. Evite um parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) para que esses problemas sejam resolvidos (Vírgula) a Câmara Federal dos Deputas  Deputados deveriam botar  (Reveja a seleção lexical) leis mais severas e colocar policiais para fazerem rondas para monitorar se tem crianças trabalhando, e deveriam criar campanhas conscientizando sobre o trabalho infantil sobre o quanto é importante elas terem sua infância, logo consequentemente as taxas iram  irão diminuir. (A proposta de intervenção está incomplete. Evite um parágrafo frasal) 

Comentários do corretor


Senti falta de um projeto de texto. Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200