Trabalho infantil no Brasil, uma discussão social - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 26/01/2022

Status:

Corrigida
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Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF: “o trabalho infantil denota desumanização da inocência, tornando a criança vulnerável às doenças, abusos sexuais e transtornos psicossociais. (Onde termina a citação?) Essas negativas, portanto, mostram uma realidade social preocupante no Brasil e, por considerar um cenário de trabalho precoce ao público infantil, a sociedade precisa enquadrar políticas públicas efetivas, baseadas numa educação qualitativa e de projetos assistências  assistenciais às famílias mais necessitadas. No entanto, a problematização da desigualdade social afeta esses projetos sociais, pois a questão da pobreza e da falta de oportunidades traduzem uma realidade desequilibrada para muitas crianças no país. (Muito bem. Formulou a tese) 

Nesse contexto, infere-se dimensionar, inicialmente, como a pobreza pode influenciar a demanda infanto-juvenil ao labor pesado e compulsório. Sendo assim, uma família que vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, sobrevive com 100,00 reais mensais como renda total; força a criança a tentar ajudar os pais, seja vendendo balas no semáforo ou até mesmo auxiliando os pais na venda de produtos nas ruas. Então, percebe-se uma desigualdade, pois no Brasil, diante dos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, há uma concentração de renda absurda na população elitizada em detrimento da massa hipossuficiente financeiramente. Logo, se existe um desequilíbrio na distribuição de renda num país, entende-se que a pobreza afetará muitas famílias e, consequentemente, a inocência será destruída diante do trabalho infantil.

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se que essa situação é perpetuada por falta de oportunidades devido  uma formação educacional deficiente ou pela ausência dela. Por isso, quando um menor de idade é encontrado na rua vendendo picolé, carregando toras de madeira em fazendas e comercializando bugigangas piratas na avenida de grandes cidades, é um reflexo contundente da situação familiar do menor, diz a filósofa Brasileira Marilena Chauí (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, é necessário políticas públicas eficientes para minimizar esse agravo e, assim, tirar o público mais vulnerável das ruas.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, o trabalho infantil no Brasil é uma anomalia dos problemas socioeconômicos e das ações deficitárias das meditas  medidas assistencialistas ao povo. Porquanto, cabe ao Ministério da Cidadania, órgão de caráter social e de promoção cidadã da nação, promover junto ao Centro de Referência da Assistência Social – CRAS incentivo educacional, seja visitando as casas dessas famílias para aconselhar e auxiliar na ida à escola, seja levando informações de cursos gratuitos e empreendedorismo. Tal proposta deve possibilitar mais indivíduos adultos nas escolas, bem como abrir um próprio negócio e, assim, desenvolver um ambiente mais seguro à criança. ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200