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Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 24/01/2022

Status:

Corrigida
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"Eu vejo o futuro repetir o passado", diz o celébre cantor e poeta brasileiro, Cazuza, em sua música "O tempo não para", (Justaposição) neste contexto os fatos mostram que o trabalho infantil vem desde o Brasil colonial e se perpetua na sociedade atual. A superexploração infantil e a escassez educacional na nação combinados a diversos fatores resultam na precoce entrada ao mercado de trabalho ilegalmente. Assim é necessário o investimento em fiscalização e educação para o fim da problemática. (Formule a tese) 

Com a Revolução Industrial inglesa, ocorrida no século XVIII, o mundo deu um passo ao alcançar o meio assalariado de trabalho. (Truncamento) Porém a mão de obra fácil constituída por mulheres e crianças era a que mais interessava os grandes donos de indústrias; (Ponto final) Assim como na nação brasileira, o aproveitamento de famílias em situação precária onde existem poucas esperanças de saída da miséria é cotidiano, tendo como consequência a exploração infantil vinda de grandes capitalistas cujo a  cuja única intenção é o lucro. (Reestruture) 

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o filósofo grego, Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e saúde do estado. A taxa de analfabetismo no Brasil é absurda, formada por cidadãos que tiveram que optar entre estudos ou trabalho ainda cedo, continua a crescer disparadamente fazendo contradição ao artigo 205 da Constituição de 88, onde garante a todos o direito à educação e rege que será promovida e incentivada, mas não é o que está evidente no país com a escassez e sistema deficitário educacional brasileiro. (Reestruture a discussão apresentada)

(Melhore a estratégia coesiva) Fica assim claro que (Melhore a construção de sentido) o governo federal por meio do Ministério da Educação deve elaborar planos educacionais e o incentivo pelas mídias ao ingresso infantil na rede de estudos para implantação da visão aristotélicas na nação canarinho. Além de investigações policiais com o fito de acabar com a exploração infantil e a criação de programas nacionais que amparem grupos de baixa-renda baixa renda. (Truncamento) Para que diferente do citado na canção do poeta Cazuza, o Brasil caminhe em direção ao progresso.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200