A ilusão de todas as crianças estão na escola - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 24/01/2022

Status:

Corrigida
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Há séculos atrás (Redundância), o filósofo Platão colocava suas reflexões sobre o mundo nos papéis e dentre eles estava presente a Alegoria da Caverna. Mesmo após tantos anos esse mito é mais atual do que se pode imaginar, pois as pessoas insistem em viver suas vidas boas, observando só que aquilo que querem ver, inertes ao que está acontecendo fora de suas vistas, fora do mundo real. Dentre tantas ilusões a sociedade se esquece que nem todas as crianças estão vivendo sua infância do modo que deveriam, com inocência, diversão e aprendizado. (Reestruture e formule a tese)

Segundo o site "g1globo", no ano de 2020 mais de 14 milhões de famílias brasileiras viviam em extrema pobreza no Brasil, com uma renda de aproximadamente R$89 per capita. Analisando tais dados é possível observar que numa família, por exemplo, de quatro integrantes (dois adultos e duas crianças), a soma dos salários dos pais seria em torno de R$178. Valor que não proveria o necessário de uma vida básica para esta casa. Dessa forma, a opção com algum efeito provisório rápido seria colocar os filhos para trabalharem, tomando deles a infantilidade pelo salto de etapas da vida e o seu tempo de estudo. (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Ao adentrarem ao mercado de trabalho, as crianças entram em contato com a violência e a sexualidade presente na vida adulta, pulando passos que deveriam ser adquiridos com o tempo através da educação familiar e escolar (Melhore a apresentação dessa ideia). Os menores que passam por tal situação amadurecem extremamente rápido e têm grande chance de reproduzirem a pobreza da família, já que abandonam os estudos pela falta de tempo e desistem da formação em alguma profissão que lhes garanta uma melhoria na qualidade de vida. (Reestuture)

(Melhore a estratégia coesiva) Um exemplo desse problema é ilustrado no livro "Corte de Espinhos e Rosas" (Vírgula) da autora Sarah J. Maas. Nesta obra a protagonista, Feyre, ao perder a fortuna da família e se deslocar para um chalé, começa a caçar com apenas 14 anos de idade para colocar comida na mesa de sua casa. Durante a narrativa Feyre é capturada por monstros presentes na floresta e passa por momentos entre a vida e a morte apenas por ser analfabeta. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, mediante aos fatos, que o trabalho infantil não pode ser ignorado pela sociedade. Dessa forma devem haver leis nacionais mais rigorosas contra tal problema e um aumento significativo da renda oferecida pelo auxílio "Bolsa família" às famílias mais vulneráveis da país. Além desses, cada estado pode incitar seus munícipios a garantirem maiores fiscalizações do cumprimento com as leis para proteger os menores de idade e iniciar projetos sociais que tenham como objetivo influenciar a população a acolher a ajudar as crianças mais carentes. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200