Trabalho dos menores de idade no Brasil - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 16/01/2022

Status:

Corrigida
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No Brasil existem milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Isso decorre ao  do fato de viverem em famílias de baixa renda, que acabam obrigando as crianças a trabalharem. Essas crianças acabam trabalhando em empregos insalubres, impróprios para suas capacidades e sem nenhum tipo de amparo legal. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Em consequência disso, milhões de crianças e adolescentes têm o desenvolvimento escolar e humano prejudicados. (Truncamento) Fazendo com que essas crianças não adquiram todas as capacidades necessárias para conseguirem um vida plena. Perpetuando (Vírgula) assim, o ciclo da pobreza social, do trabalho infantil e até da desigualdade social. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Para resolver essa questão, o governo deve levar infraestrutura para regiões mais carentes, continuar projetos de transferência de renda como Auxílio Brasil, capacitar profissionalmente os pais para poderem ter maior chance no mercado de trabalho. Além disso, seria necessário criar projetos de lei que incentivem as empresas a contratarem pessoas de baixa renda. Outros projetos sociais, como os sistemas de contas  cotas sociais em universidades públicas e concursos, também devem continuar, pois possibilitam diminuição da desigualdade social e melhor condição financeira para as famílias mais carentes. (A proposta de intervenção está incompleta) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para poder acabar com o trabalho infantil é necessário primeiramente melhorar as condições financeiras e educacionais do pais, ​​​​​​​(Ponto final) Com a melhoria da renda familiar, esses pais poderão oferecer aos seus filhos uma melhor estrutura de vida, fazendo com que as crianças e adolescentes não precisem trabalhar, finalizando assim o terrível ciclo da pobreza e do trabalho infantil.

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200