1fbs - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 16/01/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra “Utopia”, do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se pode observar na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o combate ao trabalho infantil no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto do silenciamento social (Muito bem. Formulou a tese). Diante disso, faz-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Nesse contexto, é importante pontuar que o trabalho infantil no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, “o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população”, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à baixa atuação das autoridades (Melhore a apresentação dessa ideia), a deficiência governamental, por sua vez, provoca uma série de crise econômica na sociedade, o que faz com que muitas crianças de famílias de baixa renda deixem de frequentarem a escola e passam a trabalharem para tentarem manterem a renda em casa, o que desencadeia a evasão escolar, já que poucas dessas crianças não retornarão a escola.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar o silenciamento social como promotor dessa problemática. Partindo desse pressuposto, a sociedade brasileira pouco ou nada faz perante os casos de trabalho infantil no Brasil, já que vem tornando-se cada vez mais frequente devido a crise econômica gerada pela pandemia mundial - provocada pelo vírus da COVID-19 covid-19 -, e na tentativa de minimizar com os gastos das despejas domésticas são forçados a trabalharem colocando suas vidas em riscos sejam perante a violência social ou riscos de contaminação quando trabalham com reciclagem em grandes lixões à céu aberto ou em via urbana. Decerto, devido à alta frequência desses acontecimentos a sociedade passa a ver tudo isso como algo “normal” e “aceitável”, sendo que muitas dessas crianças deveriam estar nas escolas ou até mesmo em creches. Logo, tal comportamento retarda de maneira significativa a resolução do empecilho na sociedade brasileira. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso defender, portanto, que impasses sociais precisam ser superados. Dessarte, com o intuito de militar o trabalho infantil no Brasil (Vírgula) necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas de União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação – órgão responsável pela educação pública nacional – será revertida na criação de bolsas estudantis financeiras para crianças de baixa renda para garantir a permanência dessas crianças na escola, na tentativa de combater o ciclo da pobreza e ocupando o tempo livre dessas crianças com projetos sociais extraclasses com cursos de músicas, esportes e artes. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo os impactos nocivos do trabalho infantil no Brasil, e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200