Trabalho infantil no Brasil - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 14/01/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo Karl Marx, a palavra ideologia é definida como uma ideia falsa dita pelos dominantes a dando como certa e ignorando todas as visões de fora. Meses atrás, em uma entrevista com a imprensa com o presidente do Brasil, nosso atual governante confessou que tornaria legal a prática de trabalho infantil por não considerar este tema um problema, mas será mesmo que isso resolveria o problema? A questão do trabalho infantil no Brasil ocorre desde o período da escravidão e permanece enraizado até hoje nas grandes e pequenas cidades, seja num beco ou na rua vendendo doces, em outros casos são explorados sexualmente correndo o risco até de perderem suas vidas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Um exemplo do que retratei acima é a música Puppe (Evite esse tipo de construção), do Rammstein, uma banda alemã que conta uma história triste de uma criança garota de programa. Segundo dados do UOL (Vírgula) em 2015, aponta que cerca de 5,8% das crianças de pele negra de cinco a onze anos de idade praticam esse serviço e apenas 3,7% são brancos, vários fatores influenciam essas crianças a praticarem tais trabalhos como a baixa escolaridade, a cor da pele, a região onde vivem que geralmente são locais periféricos, a pobreza e principalmente o histórico familiar (Melhore a apresentação dessa discussão). Liberar o trabalho infantil não excluiria o problema, o tornaria pior.

(Melhore a estratégia coesiva) O trabalho infantil é prejudicial tanto ao psicológico quanto a saúde da criança. Por mais que haja instituições que vão contra este ato de exploração infantil como o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a Constituição de 1988 essa exploração continua. Por tanto Portanto, cabe ao Estado abrir os olhos e enxergar os verdadeiros problemas que nós brasileiros vivemos no país dentro das periferias, darem acesso à educação a essas crianças, acesso ao lazer e ao sistema de saúde pública, fazerem campanhas contra o trabalho infantil. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200