trabalho infantil 2 - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 12/01/2022

Status:

Corrigida
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Charles Dickens, no século da Revolução Industrial, mostrou com seu personagem que nomeia o romance Oliver Twist as consequências da industrialização para os pequenos. Sendo obrigado a trabalhar em condições precárias desde cedo, o órfão Oliver representa parte considerável das crianças da época. Apesar das transformações ocorridas desde a publicação da obra, ainda hoje o trabalho infantil é uma realidade no Brasil que, além de perpetuar o ciclo da pobreza, deixa marcas permanentes. (Muito bem. Formulou a tese) 

Em primeiro lugar, ao se verem obrigadas a trabalhar antes de concluir o ensino básico, normalmente as crianças o negligenciam por motivos econômicos. Ao crescerem, são desfavorecidas no mercado de trabalho por não terem concluído seus estudos e assim se torna difícil levar uma vida digna. Como reflexo disso, no Brasil, a pobreza extrema atinge quase 30 milhões de pessoas e o número só cresce, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o trabalho infantil deixa marcas por toda vida. Além das já citadas consequências em sua formação, normalmente as crianças são submetidas a péssimas condições e possíveis acidentes no local de trabalho constantemente. Segundo dados de 2017 do Ministério da Saúde, mais de 200 crianças morreram em trabalho em um período de dez anos, além de mais de três mil acidentes graves envolvendo crianças em dois anos. (Explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o Ministério do Trabalho e o Ministério da Educação atuem em conjunto para fiscalizar fortemente as condições de trabalho e a condições de escolarização dos trabalhadores menores de idade por meio do Programa contra o trabalho infantil. Com essa conduta, o trabalho infantil figurará somente na ficção, e as crianças poderão viver sua infância. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200