Durante a primeira metade do século XX, as obras de Charlie Chaplin atuaram como forte difusores de informações contra as patologias existentes na sociedade da época. Entra elas, a exploração do trabalho infantil nas fábricas, como é retratado no filme "Tempos modernos". Nesse sentido, apesar do ínterim entre a publicação da obra cinematográfica e o cenário hodierno percebe-se o trabalho infantil no Brasil no século XXI. Diante dessa problemática convém analisar as causas e impactos negativos dessa situação na sociedade brasileira. (Muito bem. Contextualizou o tema)
Em primeira análise, é válido pontuar a legislação ineficaz como um dos principais impulsionadores do trabalho infantil no Brasil. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece na lei 10.097 que as empresas só devem contratar jovens com idade entre 14 a 24 anos. No entanto, tal prerrogativa não de reverbera no corpo social brasileiro (Vírgula) isso porque, como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra "O cidadão de papel", a legislação brasileira é ineficiente, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Prova disso, é a escassez de políticas públicas voltadas a aplicação da lei 10.097 (Essa discussão precisa ser mais explorada). Assim infere-se que nem mesmo o princípio jurídico foi capaz de combater o trabalho infantil no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, é perceptível o aumento da evasão escolar entre crianças e adolescentes que deixam os estudos de lado e vão em busca de emprego para contribuir com a renda familiar. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a educação é um caminho fundamental para a formação da vida pública, a proporção que coopera com o bem-estar da cidade. Conquanto (Vírgula) devido à falha do Estado 1,5 milhões de jovens abandonam os estudos para trabalhar, ou seja, são privados do convívio escolar e da vida pública segundo a perspectiva de Aristóteles. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister combater esses obstáculos. Para isso, urge ao poder público, responsável pela garantia e defesa dos direitos sociais indisponíveis, cobrar ao Estado medidas públicas mais efetivas que estimulem o princípio jurídico que condena o trabalho infantil no Brasil, de modo a mitigar os empecilhos causados por esta problemática. Além disso, a mídia como instrumento de ampla abrangência deve divulgar campanhas que incentivem a educação como forma de combate a tal conjuntura por meio de propagandas televisas e nas redes sociais. Quiçá nessa via, o trabalho infantil tão-somente figurará nas telas dos cinemas. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |