"Como combater o trabalho infantil no Brasil" - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 08/01/2022

Status:

Corrigida
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Segundo a obra cinematográfica "Oliver Twist" (Vírgula) de Roman Polanski, Oliver é um órfão que realiza trabalha para Fagin, um velho que incentiva meninos pobres a roubarem e eles são humilhados, passam fome e vivem de forma desumana. Percebe-se que esse também é um cenário que muitas crianças e adolescentes brasileiros vivem no Brasil, sem direito à escola, saúde, lazer e cuidados de responsáveis. Logo, é um problemática que precisa ser erradicada no país. (Formule a tese) 

Em primeiro plano, isso pode ser causado pela negligência do Estado. (Truncamento) Já que segundo dados da Unicef (Desenvolva a sigla), dos adolescentes que trabalham de 15 a 17 anos, 26% não têm acesso à educação. O Estado não dar  dá a devida atenção às famílias e crianças que vivem em trabalho infantil, identificando onde essas crianças moram e se vivem em situação de vulnerabilidade e realizando serviços perigosos. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, essa problemática é causada pela pobreza enfrentada por famílias pretas e pardas faveladas, de acordo com FNEPTI (Desenvolva a sigla). Assim, como os responsáveis pelas crianças não recebem nem um salário mínimo formal, muitas vezes leva a criança a trabalhar para sustentar a família, acarretando em sérias consequências no desenvolvimento físico e mental, eventos traumáticos e acidentes no trabalho. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que haja uma solução para a vulnerabilidade dessas crianças. O CRAS (Desenvolva a sigla) deve identificar crianças órfãs sem escolaridade, em vulnerabilidade social e buscar com apoio do governo o acesso à educação. Assim, não ocorrerá o que aconteceu em Oliver Twist. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtivadade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200