O Regresso - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 08/01/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde o lluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do ideal iluminista, (Melhore a progressão de ideias) a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelo aumento significativo nas taxas de pobreza, ou pela má qualidade da educação pública. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências dessa postura negligente para a sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)     

Precipuamente, é fulcral pontuar que o impacto do trabalho infantil na vida de crianças e adolescentes é multifacetado. Além de muitas vezes recriar o ciclo de pobreza nas famílias, o trabalho infantil prejudica a aprendizagem das crianças porque as afasta da escola e as torna vulneráveis de diversas maneiras. Tal quadro deriva-se da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências (Explore mais essa ideia). Segundo o sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman, "Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas", entretanto, a falta de incômodo social diante de tal cenário consolida-se como um regresso para a nação brasileira. (Truncamento) Devido à falta de atuação das autoridades para a erradicação da pobreza no Brasil. Ademais, é imperativo ressaltar a péssima qualidade do ensino nas escolas públicas como promotor do problema. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a pandemia de covid-19 que vem afetando o mundo nos últimos dois anos também contribui para a perpetuação desse quadro deletério. (Explore as discussões com mais produtividade)   

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), para ser revertido não só em programas de apoio à educação, mas também na continuidade do programa "Cartão Merenda", criado durante a crise sanitária em 2020, para ajudar crianças que dependiam da merenda oferecida nas escolas públicas, para se alimentarem. Dessa forma, o Brasil poderia diminuir não só os índices de trabalho infantil, como também o número de famílias que vivem na pobreza extrema. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200