OS PROBLEMAS RELACIONADOS AO TRABALHO INFANTIL - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 06/01/2022

Status:

Corrigida
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A Constituição federal de 1988, documento jurídico mas importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito à proteção da criança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, essa prerrogativa não tem se efetivado na prática quando se observa o trabalho infantil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário a análise que favorece esse quadro. (Apresente a tese com mais clareza)

Pode-se ressaltar, (Sem vírgula) a ausência de medidas governamentais para combater o aumento de sofrimentos causados pelo trabalho infantil (Essa discussão precisa ser mais explorada). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social ", já que o Estado não cumpre sua função de garantir o bem-estar social, que infelizmente é evidente no país. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o problema psicológico, como também o amadurecimento precoce. No Brasil, segundo o ex-presidente da África do Sul , Nelson Mandela, a educação é a arma mas poderosa que você pode usar para combater o mundo (Reveja essa afirmação). Diante desse exposto, o trabalho infantil afeta a criança por conta de desmotivação ao desenvolvimento estudantil e intelectual. Logo é inadmissível que esse cenário continue. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de combater a esse obstáculo. Para isso, é preciso que o Poder Legislativo elabore leis mas eficazes fazendo sua função valer, tal como afirma John Locke . (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, tendo em vista que a discussão está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200