Como combater o trabalho infantil no Brasil - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 05/01/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O trabalho infantil no Brasil é caracterizado pelo trabalho realizado por crianças menores de catorze anos ou que estejam na faixa dos catorzes a dezesseis anos desde que não atendida a condição de aprendiz. Tal prática traz consequências e riscos para o desenvolvimento dessas crianças (Vírgula) devendo desta forma essa prática ser combatida através de uma rede capaz de identificar, proteger e ajudá-las. (Formule a tese) 

Em uma primeira análise, é necessário debruçar-se sobre aspectos que dificultam o combate (Vírgula) como o fator histórico do país em relação à família que por muito tempo e principalmente nas áreas rurais os pais tinham bastantes filhos com o intuito de ajudar no sustento familiar, somado a esse fator histórico temos um alto nível de desigualdade social que faz com que crianças cada vez mais cedo comecem a ter responsabilidades, associado a isso a sombra da fome os obrigam a renunciar seus direito e deveres (Vírgula) o que leva a perda de seu desenvolvimento original e acelera um desenvolvimento que pode ser prejudicial para seu futuro, logo deve o trabalho infantil ser combatido. (Evite um parágrafo frasal. Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessária uma rede de proteção composta por sociedade, escola e órgãos protetores e fiscalizadores que identifiquem e promovam uma melhor qualidade de vida não apenas para a criança como também para o núcleo familiar disponibilizando informações necessárias para um melhor desenvolvimento familiar. Programas de qualificação profissional que possam contribuir para aumentar a renda destas famílias têm grande importância para o combate do trabalho infantil (Virgula) visto que com uma renda capaz de suprir as necessidades da família a criança não teria a obrigação de ajudar a compor no provento da casa. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que a sociedade, as escolas e os órgãos cujo objetivo é proteger essas crianças identifiquem a prática do trabalho infantil e trabalhe na elaboração de projetos capazes de mudar o núcleo familiar de uma forma completa, como a aprendizagem de novas profissões e apresentando a educação como um caminho para o bom desenvolvimento dessas crianças. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200