[Sem título] - Banco de redações


Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 04/01/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos" , em análise ao pensamento da filósofa Hannah Arendt, vê-se que o direito é primordial para desenvolvimento humano. Mas a situação é que muitas crianças e adolescentes se encontram vai em uma linha contrária ao pensamento da filósofa (Melhore a construção dessa ideia), pois vivem tão vulnerável  (Vuneráveis) que precisam trabalhar para poder sobreviver, problema impulsionado pela negligência estatal e desamparo familiar. (Melhore a contextualização do tema) 

Primeiramente, o poder estatal é um dos impulsores para o trabalho infantil no Brasil, a Constituição brasileira no artigo 227 assegura que é dever da família, sociedade e estado, garantir a crianças e adolescentes estarem salvos de negligência e exploração (Vírgula) porém a realidade ter sido outra, (Melhore a construção de sentido) crianças e adolescentes têm abandonado a escola para poder ir trabalhar, contribuindo para exploração do trabalho infantil. (Evite parágrafo frasal) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a família deve ser base para os jovens, ajudando e orientando, como resultado se desenvolveram  desenvolverão para a vida adulta no filme capitães de Areia (Melhore a construção dessa ideia), mostra a realidade dos órfãos e abandonados vivendo na cidade de Salvador Bahia não tem acesso a escolas (Vírgula) boa alimentação vivem de trabalho mal pago e roubos só assim consegue comer (Melhore a construção de sentido). Infelizmente fora da ficção não é diferente o apoio familiar é de grande importância.

(Melhore a estratégia coesiva) Vê-se que medidas sejam tomadas para alternar ao cenário brasileiro, (Justaposição) o Estado, junto com Ministério da Educação e grandes emissoras de TV (Vírgula) faça uma palestra sem programas de grande audiência sobre o impasse, alertando a população e pedindo para que denuncia  denuncie o trabalho informal de menores, afim  a fim de conscientizar todos , assegurando que seus direitos não sejam explorados ou sofra negligência (Vírgula) assim possam obter seus direitos como cita a filósofa Hannah arendt. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Melhore a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200