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Trabalho infantil no Brasil

Enviada em: 04/01/2022

Status:

Corrigida
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Pode-se afirmar que, (Sem vírgula) o surgimento do trabalho infantil está trazendo complicações na vida das crianças e adolescentes que são submetidos a esmerar-se mesmo podendo obter situações perigosas e dificuldades em desenvolver os estudos. (Evite um parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema) 

A entrada da criança no mercado de trabalho pode estar ou não relacionada ao perfil familiar, dentre os inúmeros motivos o labor infantil ocorre no Brasil por causa da pobreza, má qualidade da educação e questões culturais. (Evite arágrafo frasal e discussão superficial) 

(Melhore a estratégia coesiva) O afazer ingressado pelas crianças acontece em grande frequência nas regiões do Sul e Sudeste, os mais ricos do país são os líderes da exploração, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a maioria dos casos de labor infantil realiza-se em São Paulo, Minas Gerais e Bahia. (Evite arágrafo frasal e discussão superficial) 

(Melhore a estratégia coesiva) O trabalho infantil pode causar vários impactos negativos como: fadiga excessiva, problemas respiratórios, lesões, deformidades na coluna, alergias, distúrbios do sono, irritabilidade, abuso emocional, isolamento, perda de afetividade, baixa autoestima, entre outros. (Articule as ideias apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo deveria disponibilizar renda suficiente para as famílias, até porque uma das causas do afazer pueril é justamente a pobreza, e criar um lugar em que as famílias necessitadas possam buscar alimento, assim a laboração meninil diminuirá. (Evite parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Explore mais a discussão ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 80 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     480


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200