Invisibilidade e abandono - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 22/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "O cidadão de Papel", o jornalista Gilberto Dimenstein critica o sistema de leis do Brasil, o qual possui uma boa elaboração, carece de efetivamente na prática (Melhore a construção de sentido). Sob esse viés, a crítica da obra sobredita se aplica no contexto nacional quanto a garantia á  à cidadania no Brasil, pois é uma questão a ser solucionada. Logo é necessário medidas para solucionar esse impasse que é motivado pelo abandono governamental e pela falta de acessibilidade informativa. (Muito bem. Formulou a tese) 

Primeiramente, é indubitável o abandono governamental sob os indivíduos que carecem do registro civil, principalmente em tempos como os de pandemia, onde muitas pessoas que não possuíam o registro civil não conseguiram o auxílio emergencial do governo, assim, ficando ainda mais sem estruturas e garantias de pelo menos uma renda para sobrevivência dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). Desse modo o governo brasileiro com consciência não agiram em a respeito desse assusto, invisibilizando mais ainda esses indivíduos. (Explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notório a falta de acessibilidade de informações. Dessa forma, pessoas que moram em cidades bem pequenas de interiores não possuem o acesso devido a informações sobre o registro civil, assim acabam não tendo a certidão de nascimento feita, desta maneira não garantindo e nem podendo exercer seus direitos como cidadão brasileiro. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em vista dos fatos supracitados, faz-se necessário a adoção de medidas que venham amenizar a invisibilidade e registro civil sob a garantia do acesso à cidadania no Brasil. Por conseguinte, cabe ao governo e ao Ministério da Cidadania fazerem campanhas em lugares de difícil implantação de informações, além de garantir os direitos aos indivíduos que não tiveram o registro civil feito, a fim de que a invisibilidade dessas pessoas acabe. Somente assim, o governo deve mudar de um governo nigligênciador para um acolhedor. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore mais a discussão ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200