Os brasileiros invisíveis - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 13/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A renomada filósofa Simone de Beauvoir definiu o conceito de invisibilidade social, no qual demonstra que determinados grupos sociais situam como se não existissem. Nesse sentido, ao analisar a realidade brasileira, no que tange os indivíduos que não possuem a certidão de nascimento, esses apresentam incluídos dentro da tese da estudiosa, já que se encontram “invisíveis” como cidadãos diante o Estado. Desse modo, torna-se imprescindível discutir sobre a problemática -invisibilidade e registro civil- que se transfigura a partir do desconhecimento a respeito da fundamentação do documento pessoal e pela dificuldade de emissão desse. (Muito bem. Formulou a tese) 

Indubitavelmente, muitos indivíduos que não possuem a cidadania garantida, uma vez que inexiste um documento que reconheça esses, se delimita principalmente a desinformação acerca do papel da certidão de nascimento. Sob essa lógica, esse acontecimento é explicado pelo filósofo Platão que na Teoria da Caverna defende a falta de pensamento crítico como precusor do aprisionamento do homem à ignorância. Analogicamente, revelando que a falta de um sistema de informatização promove o “aprisionamento” da sociedade a crença de que o registro civil é considerado desnecessário. Haja vista que muitas pessoas desconhecem que a certidão de nascimento permite que de fato seja considerado um cidadão brasileiro. Logo, constata-se a necessidade de um mecanismos que levem a população a informatizar e consequentemente aumente o número de pessoas com esse documento. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, muitos familiares encontram diversos empecilhos para o registro da criança logo após o nascimento. (Truncamento) Visto que exige disponabilidade de tempo e em alguns casos se torna um processo burocrático, posteriormente muitos indivíduos deixam de ser registrados e têm sua cidadania refutada, que se estabelece como um direito definido pela Constituição federal brasileira. Nessa conjuntura, para garantia de que um maior número de crianças sejam registradas e possuam sua cidadania confirmada os próprios hospitais devem possuir a capacidade de realizar o registro de nascimento. (Melhore a apresentação da discussão) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a precisão de solução da questão de invisibilidade e registro civil . Dessa maneira, as mídias devem a partir de campanhas de esclarecimento incentivar o registro civil, mostrando sua importância social, motivando a quem não realizou esse processo, busque o cartório de registro. (Truncamento) Bem como o Congresso Nacional deve aprovar um projeto que viabilize que todos hospitais sejam públicos ou privados possuem um cartório de registro civil próprio, facilitando a realização da emissão de certidões de nascimento, possibilitando que mais brasileiros tenham sua cidadania consolidada. Destarte, menos brasileiros estarão incluídos dentro do conceito de invisibilidade da filósofa citada. ​​​​​​​(A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200