[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 03/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "Abril Despedaçado", o personagem com idade aproximada de 10 anos é chamado apenas de "menino", pois não possui um nome. Essa é uma realidade brasileira, pois milhares de pessoas não têm acesso ao registro civil logo após o nascimento e, mesmo que sejam chamadas por um nome, não existem perante à sociedade. Tal fato evidencia a necessidade de facilitar o acesso das famílias mais carentes aos serviços de registro civil e, consequentemente, ao acesso à cidadania no Brasil. (Formule a tese) 

Em primeiro lugar, mesmo que o registro de nascimento seja gratuito no Brasil, muitas famílias não têm acesso às instituições para realizar o registo. Além de residirem em locais distantes de cartórios, muitas vezes faltam recursos financeiros e até mesmo informações sobre os direitos e garantias a que, sem o documento, as crianças não terão acesso. O que torna evidente que além do obstáculo do acesso físico às instituições, existe também a falta do acesso à informação. (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, se as famílias não têm acesso fácil ao registro e não têm informação sobre a sua importância, também ficam privados dos demais direitos fundamentais. (Truncamento) Uma vez que, sem a certidão de nascimento, não há a possibilidade de participação nos programas sociais (Especifique-os) e até mesmo de obter a carteira de identidade, o CPF e outros documentos importantes. Sendo assim, não são considerados cidadãos brasileiros e se tornam invisíveis à sociedade. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Ministério da Cidadania, (Sem vírgula) promova a conscientização da população sobre a importância do registro civil, por meio de campanhas e programas de registro civil, que se desloquem dos cartórios e façam busca ativa à população. Dessa maneira será possível tornar o registro mais acessível e as famílias carentes mais conscientes desse direito fundamental. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200